segunda-feira, 5 de abril de 2010

Reforço das normas de referência Observações Meteorológicas


A Organização Meteorológica Mundial (OMM) tornou-se um dos signatários do Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA) do Comite Internacional de Pesos e Medidas (CIPM).

Este Acordo visa estabelecer o grau de equivalência de normas de medição nacionais para assegurar o reconhecimento mútuo de certificados de calibração e medição e, assim, proporcionar o governo e outras partes com uma base segura para os acordos técnicos.
Esta medida revela-se de grande importância para garantir a rastreabilidade das medições em todo o mundo com os padrões internacionais de qualidade e de observações, factor crucial para avaliar, entre outras, as alterações climáticas. Na verdade todas as medições feitas em locais diferentes e horários diferentes precisam de ser comparáveis.
Alguns laboratórios são responsáveis por padrões de referência a nível mundial da OMM, como por exemplo a radiação solar, a camada de ozono, de dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, hexafluoreto de enxofre e as concentrações de monóxido de carbono. Todas as medições devem ser ligadas a esses padrões para assegurar a sua comparabilidade.
A assinatura do MRA pela OMM permite à OMM designar os laboratórios, que passarão a ser reconhecidos pela comunidade internacional de metrologia, permitindo-lhes participar em actividades CIPM, com vista a garantir a rastreabilidade de medição em todo o mundo.
 - IM-Portugal -
.