quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MAIOR FOGUETE DO MUNDO LANÇADO EM PORTUGAL

LANÇAMENTO DO MAIOR FOGUETE DO MUNDO
QUASE PASSOU DESPERCEBIDO 

Conquistou uma referência no livro Guinness dos recordes, mas passou despercebido para muitas pessoas que foram ver a proeza. Os promotores reconheceram que o espetáculo "não foi o que as pessoas estavam à espera".
Este foguete de fogo-de-artificio com 13,65 quilos já conquistou um lugar no Guinness. Tinha 33 motores (propulsores) e uma cana de sete metros.

O lançamento do maior foguete do mundo, aconteceu quarta-feira(13/10/10) na margem sul do Douro, passou despercebido para muitas pessoas que se concentravam no lado do Porto para presenciar o evento, segundo testemunhos recolhidos pela Lusa.
Só na margem do Porto, o lançamento do maior foguete do mundo atraiu "mais de cinco mil pessoas", de acordo com as contas da organização do XII Simpósio Internacional de Fogo de Artifício, que proporcionou este espetáculo.

À Lusa, o presidente da Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos (ANEPE), António Rodrigues, admitiu que, em termos visuais, o espetáculo "não foi o que as pessoas estavam à espera".

E justificou: "Tínhamos de jogar pelo seguro, prezando a segurança, pelo que tivemos de o lançar a uma certa distância."

O lançamento do foguete chegou a ser anunciado para o Largo do Calem, no Porto, mas acabou por ser feito da zona da Afurada, em Gaia. 
António Rodrigues sublinhou ainda que, em termos de dimensão, "o foguete era realmente impressionante e o mais importante" é que foi atingido o bjetivo de "entrar para o Guinness".

Liz Smith, do Guinness World Records, confirmou que o maior foguete do mundo conquistou o direito a figurar no livro dos recordes.
O megafoguete foi lançado às 21h08 e, com um minuto de intervalo, foi para o ar outro engenho um pouco menor, mas também de grandes dimensões.

Tem duas hipóteses de ver em vídeo, pode ser visto aqui, através do youtube, ou clique aqui para ver a entrevista no Expresso-Online(com reportagem e melhor imagem).
 - Expresso-Online -

3 comentários:

  1. Olá!Bom dia!
    Fiquei muito contente com sua visita!Que bom ,que gostou do meu blog!Seja sempre bem vindo!!Eu já sou seguidora do seu!Agradeço sua sinceridade(uma qualidade muito importante!)e sua amizade!!E ofereço a minha, amizade e sinceridade!!
    Obrigada!
    Atenciosamente Vivian

    ResponderEliminar
  2. gracias por visitar mi blog
    siempre es interesante
    conocer nuevas personas
    que aporten algo a tu vida
    yo no se expresar lo que siento
    eso lo dejo para vosotros los que si sabeis
    yo solo puedo leeros
    yo me conformo con lo que si se hacer
    patchwor
    un saludo
    isabel

    ResponderEliminar
  3. Realmente para quem está habituado, no Porto e Gaia, a um dos mais fantásticos espetáculos de fogo-de-artifício, na noite de São João, este lançamento foi uma decepção!
    Valeu, pela entrada no "Livro de Recordes do Guiness"!
    Obrigada pela colocação do link do vídeo.

    ResponderEliminar

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.