sexta-feira, 16 de abril de 2010

Falsa Página do Ikea no Facebook Tenta Enganar Utilizadores


Foi identificada uma fraude no Facebook que atraia os membros da rede social com uma suposta oferta de vales de compras no Ikea. Cerca de 40 mil pessoas foram atrás do embuste

A fraude estava a ser feita através de uma página criada no Facebook, que prometia a quem se tornasse membro do grupo um vale de compras nas lojas do Ikea.

De acordo com o portal Computerworld, cerca de 40 mil pessoas terão aderido ao grupo, que é um dos mais recentes do género a surgir na popular rede social.
É precisamente a popularidade do site que está a resultar no surgimento de novas fraudes na Web.
Esta tendência tem aparecido nos EUA, onde vários cibercriminosos estão a criar páginas de lojas onde oferecem brindes que não existem.
O objectivo dos autores deste esquema é levar os membros do grupo a atrair novos utilizadores através dos seus contactos.
Quando entram neste grupo os cibernautas são encaminhados para um novo site onde lhes é pedida informação pessoal em troca de brindes, que acabam por não existir.
No caso da fraude envolvendo o Ikea, empresa que já no passado tinha sido alvo de um caso semelhante, os autores deste grupo estavam a conseguir atrair cerca de 5 mil pessoas por hora.
Citado pelo Computerworld um porta-voz do Facebook revelou que este tipo de casos é residual na rede social quando comparado com outro tipo de fraudes.
O mesmo responsável adiantou contudo que o site está a desenvolver uma tecnologia que permita identificar e apagar automaticamente as páginas que oferecem vales de compras falsos.
  - SOL-Online -
.