quarta-feira, 28 de abril de 2010

14 Em Cada 1000 PC Portugueses Com Windows Estão Infectádos

Em cada mil computadores pessoais portugueses equipados com o sistema operativo Windows, 13,6 estão infectados com vírus ou outro software malicioso.

O número, que consta de um relatório sobre segurança informática divulgado hoje pela Microsoft, coloca Portugal em sexto lugar numa lista de 26 países analisados.

  No topo está a Turquia, com 20 computadores em cada mil. Seguem-se o Brasil, Espanha, Taiwan e Coreia.
  No fundo da lista (que reúne apenas os países onde uma ferramenta de desinfecção da Microsoft, chamada Malicious Software Removal Tool, é usada com frequência) estão a China e Israel, com valores a rondar os sete PC em cada mil.
  Estes dados, que se referem ao segundo semestre de 2009, usam como amostra apenas computadores que têm o Windows instalado. Este sistema é o líder de mercado e, por isso, é mais frequentemente alvo de ameaças informáticas do que sistemas concorrentes, como as várias distribuições de Linux e o OS X, da Apple.
  Já no que diz respeito ao número de sites de phishing (que tentam enganar o utilizador e levá-lo a fornecer palavras-passe e outra informação confidencial), Portugal surge mais bem classificado.
  Dos 126 países e regiões (como Macau e Hong Kong) que constam deste ranking, Portugal está em 63.º lugar, com apenas 0,68 sites deste género por cada mil servidores de Internet. Em último, está Porto Rico, onde mais de 800 sites em cada mil servidores são fraudulentos, seguindo-se o Iraque (182 sites) e a Mongólia (88 sites).
  De acordo com um comunicado da Microsoft, "os criminosos estão cada vez mais profissionais e organizados e que as redes empresariais continuam a ser mais susceptíveis a ataques, enquanto que os utilizadores domésticos estão mais expostos a software malicioso e ameaças nas redes sociais".
 - João Pedro Pereira -
   - Público-Online -
.