sábado, 3 de abril de 2010

Filme Moçambicano Com Estreia Marcada Para Maio

    *O Último Voo do Flamingo*
O filme “O Último voo do Flamingo”, realizado pelo cineasta moçambicano João Ribeiro, a partir de uma obra do escritor também moçambicano Mia Couto, estreia no Festival de Cannes, em Nice, no próximo mês.

O filme foi rodado em Marracuene, arredores de Maputo, há um ano, e foi depois montado em Portugal, sendo o guião da autoria de João Ribeiro e do português Gonçalo Galvão Teles.
O filme conta a história de uma investigação à volta de misteriosas explosões de soldados das Nações Unidas, dos quais apenas resta o capacete e o pénis. A acção passa-se numa vila imaginária chamada Tizangara, logo após a assinatura dos acordos de paz em Moçambique (1992).
Rodado em Moçambique, é uma co-produção que envolve também a Fado Filmes, de Portugal, e produtoras de Espanha, França e Brasil.
“O Último voo do Flamingo” será exibido no “Pavillon Cinemas du Monde”, onde passam obras da Ásia, África, América Latina, Europa do Leste e Médio Oriente.
“Pavillon Cinemas du Monde” é uma organização da Culturfrance (do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês) em parceria com várias organizações e que se destina a promover o cinema e a diversidade cultural.
João Ribeiro, que acompanhará a exibição, participa também em conferências sobre o cinema africano, foi hoje divulgado na capital moçambicana, Maputo.
“O Último voo do Flamingo” estreia depois em Espanha, no VII Festival de Cine Africano de Tarifa (perto de Algeciras), que se realiza de 21 a 29 de Maio. Aqui figura na seleção oficial em competição, concorrendo aos prémios Griot de Viento, para melhor longa metragem de ficção, Griot de Arcilla, para melhor realização, e também para os prémios de melhor interpretação masculina, feminina e especial do público.
Em Espanha, João Ribeiro vai também participar numa conferência sobre o tema «Cinema e revolução, cinema e socialismo, cinema como propagada política?».
João Ribeiro é formado em cinema e fez já em Moçambique três curtas metragens. Este é a sua primeira longa metragem.
O filme ainda não tem data para estrear em Moçambique e em Portugal.
O Festival de Cannes realiza-se entre 12 e 23 de Maio, em Nice, França.
 - TSF-online -
.