quinta-feira, 8 de abril de 2010

Automóvel: Fábrica do modelo de competição da Porsche vai instalar-se em Portimão

Portimão, Faro, 08 abr (Lusa) - A empresa contratada pela Porsche para desenvolver o modelo 'Panamera S' em carro de competição pretende instalar-se no Autodrono Internacional do Algarve.
Portimão, Faro, 08 abr (Lusa) - A empresa contratada pela Porsche para desenvolver o modelo 'Panamera S' em carro de competição pretende instalar a base do projeto industrial no Autódromo Internacional do Algarve, revelou hoje à Lusa o presidente da Câmara de Portimão.

O autarca Manuel da Luz, que assina na sexta feira o acordo com a subsidiária da italiana N.Technology em Portugal e com o Autódromo Internacional do Algarve, declarou que a empresa "está disposta a investir imediatamente entre três e quatro milhões de euros na instalação da fábrica", cuja construção arranca em maio.
O acordo prevê que a unidade fabril labore entre 2011 e 2026 no parque tecnológico do circuito, na Mexilhoeira Grande, criando 25 postos de trabalho diretos, os quais, segundo o autarca, "poderão chegar à meia centena a curto prazo, conforme o desenvolvimento do projeto".
Além da fábrica - equipada com túnel de vento e linhas tanto de assemblagem como de fabrico de peças e chassis - a empresa vai também instalar no lote com 3.700 metros quadrados, a sede da equipa de competição, o departamento comercial e uma escola de pilotagem.
Manuel da Luz fez notar que, embora o terreno e a construção do "edifício inteligente" sejam da responsabilidade da Parkalgar, a autarquia, através da empresa municipal Portimão Urbis, irá adquirir o imóvel e arrendá-lo à empresa.
"O facto de sermos uma espécie de barriga de aluguer é uma forma de facilitarmos a empresa", explicou, adiantando que a autarquia está a elaborar um regulamento para estipular o acesso a benefícios fiscais.
Do autódromo, a N.Technology espera poder contar com boxes permanentes, áreas de Paddock, camarotes VIP e 15 dias de pista por ano para testes, desenvolvimento de produto e para a escola de pilotagem.
O envolvimento da N.Technology no desenvolvimento da versão de competição do 'Panamera S' é uma estreia para o construtor alemão, que pela primeira vez delega na engenharia de terceiros a transformação de um modelo da casa Porsche em carro de competição.
De acordo com um comunicado da empresa, está a ser preparada em Itália uma primeira versão do 'Panamera S' adaptada aos regulamentos do campeonato Superstars International Series.
Esse carro será testado no circuito de Portimão, na véspera do arranque da etapa realizada no Algarve a 22 e 23 de maio. Ao volante vai estar o piloto português João Barbosa, vencedor da edição deste ano das '24 Horas de Daytona' e contratado pelos italianos para participar no projeto.
As expetativas do autarca em relação ao papel da empresa italiana no desenvolvimento do cluster automóvel no concelho são elevadas, especialmente "devido ao historial de sucesso".
Já desenvolveu modelos de competição de turismo, rali e GT, tais como o Alfa Romeo 156 Super 2000, o Fiat Grande Punto Rally Abarth Super 2000 e o Ferrari 575 GTC, todos líderes nas competições em que participaram.
"Embora pareça que o projeto da A1GP aguarda melhores dias, esta intenção da empresa italiana mostra o potencial do setor para investir em tempos de crise, até porque o investidor espera estar a ter retorno financeiro dentro de dois anos", observou o autarca.
  JYT.
- LUSA -
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.