domingo, 18 de abril de 2010

Música: Portal Tem 7 Milhões de Clientes Mas Não é Rentável

Lady Gaga lidera lista dos artistas mais ouvidos. Mas só ganhou 123 euros no ano passado

Pode ser um universo gratuito e legal para ouvir músicas, sem ser preciso efectuar downloads a partir da Internet, mas a sua rentabilidade deixa a desejar. O portal de música Spotify, lançado no ano passado, tem 7 milhões de utilizadores, mas não dá lucro aos artistas.

   Lady Gaga é quem lidera o ranking das músicas mais escutadas, mas, segundo o jornal «The Independent» não ganhou muito com isso. Apesar de 1 milhão de cliques, a cantora só recebeu 167 dólares (123 euros) pelas música «Poker Face», a mais ouvida no ano passado.
   Contas feitas, para que um artista consiga receber o salário mínimo norte-americano (de 1.160 dólares, cerca de 854 euros), através das musicas escutadas no site, precisaria de atingir 4,5 milhões de visualizações por mês.
   O sucesso do portal não tem enchido os bolsos dos artistas e, por isso, há muitos compositores descontentes com os rendimentos mínimos que conseguem auferir com o Spotify. A Academia Britânica de Compositores e Letristas até já alertou para o perigo de o actual sistema vir a bloquear a carreira de futuros talentos.
   A Spotify vai conquistando cada vez mais aderentes. O proprietário do portal, Daniel Ek, prevê disponibilizar 36 mil milhões de canções até ao final do ano. No entanto, a insatisfação dos artistas também está a crescer. Bob Dylan, por exemplo, chegou a retirar parte do seu catálogo de músicas do Spotify
  - Agência Financeira -
.