domingo, 4 de abril de 2010

Novas Imagens da Nasa - Chandra

                                   "Ashes to Ashes, Dust to Dust"



Esta nova imagem composta do Chandra da NASA X-ray Observatory e do Spitzer Space Telescope mostra os restos de pó de uma estrela que entrou em colapso, a poeira que está a voar, a passar e engolir uma família nas proximidades de estrelas. Os cientistas acreditam que as estrelas da imagem são parte de um cluster estelar em que se deu uma explosão de supernova. Material ejetado na explosão sopra agora essas estrelas em velocidades elevadas.
Nesta imagem do G54.1 +0.3, dados de raios-X Chandra são mostrados em azul, e os dados do Spitzer em verde (comprimento de onda mais curto) e vermelho-amarelo (uma mais um). A fonte branca perto do centro da imagem é uma estrela de nêutrons densas, de rotação rápida, ou pulsar, tudo o que resta da explosão de uma supernova que colapsou o núcleo. O pulsar gera um vento de partículas de alta energia - visto nos dados do Chandra - que se expande para o ambiente circundante, iluminando o material ejetado na explosão da supernova.
O ambiente único em que esta supernova explodiu torna possível para astrônomos observar a poeira condensada da supernova que normalmente é muito frio para emitir no infravermelho.

-Tradução electrónica da Google -

Créditos da imagem: X-ray: NASA / CXC / SAO / T. Temim et al. Infravermelho: NASA / JPL / Caltech.
.