terça-feira, 7 de junho de 2011

CIENTISTAS ENCONTRAM VIDA NAS PROFUNDEZAS DA TERRA!

Pesquisadores encontraram vermes em profundidades na Terra onde antes se acreditava que nenhum animal poderia sobreviver.Descobertas em minas na África do Sul, as espécies de lombrigas podem sobreviver nas águas com temperaturas a até 48 graus e que se infiltram em fissuras localizadas a 1,3 quilômetro abaixo da crosta da Terra.

A descoberta surpreendeu os cientistas que, até agora, acreditavam que somente as bactérias unicelulares eram capazes de sobreviver nessas profundidades.
Em um artigo publicado na última edição da revista Nature, a equipe de pesquisadores diz que os vermes descobertos são os organismos multicelulares conhecidos que vivem na maior profundidade na Terra.
Os pesquisadores descobriram duas espécies de verme. Um deles é uma espécie nova, que os cientistas batizaram de Halicephalobus mephisto, em homenagem ao personagem de Fausto, de Goethe.
O outro é um verme já conhecido anteriormente, com o nome de Aquatilis Plectus.
Até hoje, apenas organismos unicelulares, como bactérias e fungos, haviam sido encontrados a quilômetros abaixo da crosta da Terra. Acredita-se que a falta de oxigênio impede que outros seres vivos vivam nesses locais.
Esses vermes parecem capazes de sobreviver com níveis muito baixos de oxigênio - menos de 1% dos níveis encontrados na maioria dos oceanos, segundo Onstott.
A água em que os vermes foram encontrados tem entre 3 mil e 10 mil anos, por isso é pouco provável que os pesquisadores tenham levado os vermes com eles nas minas.
Os cientistas, por enquanto, acreditam que os animais vieram originalmente da superfície, mas foram levados para baixo da terra nas rachaduras na crosta terrestre pela água da chuva há milhares de anos.
Os vermes na superfície são capazes de enfrentar grandes extremos de temperatura e podem sobreviver ao congelamento e descongelamento e à desidratação e reidratação.
Os autores do estudo disseram esperar encontrar outros animais multicelulares a grandes profundidades na crosta terrestre e já se preparam para novas buscas.
 - Journal Nature -

3 comentários:

  1. Amigo Paulo
    Isto faz-me pensar que muita matéria é revolvida durante as catástrofes naturais como o caso dos muito terramotos, tsunamis, vulcões, etc que será, certamente, possível a existência de vida nas camadas internas da Terra, ou não fossem as espécies capazes de se adaptarem a novos meios onde, depois a partir de outras formas ou estirpes se desenvolvem!
    Aguardemos novas derivações destas investigações da nature...
    Abraço
    PS: aqui leva-se um banho de cultura que o quotidiano,por vezes escapa-nos

    ResponderEliminar
  2. Vim...
    Também com a cabeça cheia de Esperança
    mas...um pouco cansada . Temos épocas ..
    Preciso de ar fresco...

    Não gosto de mim assim
    Um beijinho com sabor ao café do meu Uíge...

    ResponderEliminar
  3. Olá Paulo,
    Muito obrigada por tuas palavras e apoio que tanto nos incentivam.
    Somos um grupo de amigas que construímos alguns blogs com temas diferenciados.
    O seu será apoiado e divulgado por todo mérito que merece.
    Abraço nosso do sul do Brasil.

    ResponderEliminar

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.