terça-feira, 14 de junho de 2011

ALTERAÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA.
FISSURA GIGANTE EM ÁFRICA.

Uma equipe internacional de cientistas diz que uma fissura existente no solo da Etiópia representa, provavelmente, a formação de um novo oceano. A fenda, que tem 56 km de comprimento, sofre um processo vulcânico praticamente igual ao que ocorre no fundo dos oceanos.

Em um estudo publicado na revista científica Geophysical Research Letters, os pesquisadores dizem que o objetivo era entender se o que está a acontecer na Etiópia acontece também no fundo dos oceanos, onde, dizem eles, é praticamente impossível ir.
Agora confirmaram que isso é verdade. Estudiosos da Etiópia, Estados Unidos, Inglaterra e França estão envolvidos no projeto.
A ficção científica virou realidade na semana passada, com um anúncio feito por cientistas da universidade de Oxford. Eles estão monitorando esta grande fenda que surgiu na crosta do nosso planeta, depois de um terremoto ocorrido em África, em setembro do ano passado.


A fissura está crescendo com uma velocidade sem precedentes e é a maior já vista em séculos. Com 60km de comprimento, ela pode chegar ao Mar Vermelho, separando a Etiópia e a Eritréia do resto do continente africano e criando um novo oceano.
Para o cientista Tim Wright e sua equipe da universidade de Oxford, trata-se de uma oportunidade única de observar o nascimento de um novo mar, mapeando o avanço da fenda com imagens do satélite europeu Envisat. A pesquisa foi publicada na famosa revista científica "Nature" e os dados preliminares indicam que a Etiópia e a Eritréia estarão separadas do resto da África dentro de um milhão de anos.


O novo solo formado no interior da fenda vai ficar abaixo do nível do mar, provocando a gradual invasão das águas do Mar Vermelho e formar um novo Mar. Isso faz com que a geografia do planeta mude gradualmente ao longo das próximas eras.

5 comentários:

  1. Fiquei muito feliz em encontrar seu blog..
    Tenho muitas amizades em Portugal e comentam muito
    da Africa por tudo que vejo deve ser muito bonito
    um lugar de muitas matas.
    Tomei a liberdade de seguir seu blog pois gostaria de voltar aqui muitas vezes ,,Convido você a conhecer e seguir meu blog beijos no coração,Evanir.

    ResponderEliminar
  2. Eu disse que voltaria..
    Li sua postagem estou pasma com o tamanho da clatera aberta na terra..
    Nosso planeta que deveria ter sido bem tratado
    muitas coisas hoje acontece graças a mão que não soube preservar aquilo que Deus nos deixou.
    Um abraço carinhoso,Evanir

    ResponderEliminar
  3. Amigo Paulo
    Muito interessante esta noticia!
    Um dos aspectos da ciência que para mim ainda é um mistério quase insondável é o fundo do mar...e julgo que estas investigações podem ainda não contemplar outros factores de ordem sismica que podem surgir e vir modificar as previsões de nascimento de um outro mar!!!
    Sempre muito actual este seu blogue!
    Parabéns
    Abraço
    CF

    ResponderEliminar
  4. Você é um dos anjos amigos que enchem de bençãos meus Dias.
    Meus anjos virtual que me ensinam a voar
    e mostram onde vou pousar na minha realidade.
    Com essa força que recebo tenho certeza
    Em breve só terei benção para contar
    com o carinho estimulo e aconchego
    que recebo.
    Por isso eu agradeço essa amizade
    que faze
    meus dias serem melhores e mais bonito.
    beijos no coração,,Evanir.

    ResponderEliminar
  5. Estou passando para saber do meu amigo como esta você ??
    Esperando noticias linda semana beijos no coração ,Evanir.

    ResponderEliminar

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.