terça-feira, 28 de junho de 2011

SOL E PLANETAS
NÃO FORAM CONSTRUIDOS COM OS MESMOS MATERIAIS

Depois de analisar cuidadosamente amostras trazidas pela sonda espacial Génesis, cientistas da NASA descobriram que o nosso Sol e seus planetas interiores podem ter-se formado de maneira diferente do que se pensava.
Os dados revelaram diferenças entre o Sol e os planetas no oxigénio e no nitrogênio, que são dois dos elementos mais abundantes no nosso Sistema Solar.
Embora a diferença seja pequena, as implicações podem ajudar a determinar como o nosso Sistema Solar evoluiu.
A teoria mais aceite actualmente para a formação dos sistemas planetários propõe que o material que sobra da nebulosa original - depois que a estrela se formou - agrega-se para formar os planetas.
Se fosse assim, não deveria haver disparidade entre os elementos que formam cada um dos corpos celestes do sistema.
A equipa ciêntifica da sonda descobriu que a Terra, a Lua, assim como Marte e outros meteoritos que são amostras de asteroides, têm uma menor concentração de O-16 do que o Sol. A implicação é que eles não se formaram a partir dos mesmos materiais da nebulosa que criou o Sol - como e porque é algo ainda está por descobrir.
O ar na Terra contém três tipos diferentes de átomos de oxigénio, que são diferenciados pelo número de nêutrons que eles contêm. Quase 100 por cento dos átomos de oxigénio no Sistema Solar são compostos de O-16, mas há também pequenas quantidades de isótopos de oxigênio mais exóticos, chamados O-17 e O-18.
Pesquisadores que estudaram o oxigénio nas amostras trazidas pela Genesis descobriram que a porcentagem de O-16 no Sol é ligeiramente mais alta do que na Terra ou nos outros planetas terrestres. As porcentagens dos outros isótopos são ligeiramente mais baixas.
Os dados foram obtidos a partir da análise de amostras coletadas do vento solar pela Génesis - o material ejetado da porção externa do Sol.
Esse material é uma espécie de fóssil da nossa nebulosa original, porque a maior parte das evidências científicas sugere que a camada externa do nosso Sol não mudou de forma significativa nos últimos bilhões de anos.
Lançada em 2000, a sonda ficou coletando partículas solares entre 2001 e 2004, quando sua cápsula de retorno foi fechada e enviada de volta à Terra.
Por uma falha nos pára-quedas, em vez de ser capturada por um helicóptero, a cápsula chocou-se violentamante no solo.
Apesar do incidente, os cientistas conseguiram recuperar as amostras. Com isso, a demonstração de que elas não foram contaminadas é uma parte importante para a validação dos resultados agora anunciados.
 - iT - Inovação Tecnológica -

4 comentários:

  1. Contraditoriamente, meu pseudônimo é Lua Nova. Entretanto, tudo que diz respeito ao espaço causa-me um estranho mal estar como se se falassem de um clube seleto ao qual fui proíbida de frequentar. Sei que isso não tem muito sentido, mas é assim que me sinto. Mais ainda, ao falar do espaço, assola-me um medo estranho, uma insegurança, que juro, não sei de onde vem. Por mais interessantes que sejam as descobertas, prefiro fingir que não me interessam. Ainda bem que alguém me pega de surpresa e me conta essas coisas super legais que vc descreveu e me tira da ignorância e desse medo atávico que deve remontar à minhas origens nas cavernas... rs.
    Nem te conheço direito e já estou te contando essas coisas ridículas sobre mim. Desconsidere. Tirando essas esquisitices, até que sou uma pessoa razoavel... rs
    Gostei daqui (apesar desse assunto tão assustador!)e gostaria de convidá-lo para saborear um chocolate quente comigo.
    Espero vc com carinho.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  2. Gostaria muito de te enviar um comentário agradável e mostrando que percebi do assunto.
    Não comento porque não percebi e tudo isto me parece ser de muita ciência para a minha capacidade e conhecimentos.

    Deixo um abraço de agradecimento pela visita e pelo comentário amigo, em o Pastor.

    ResponderEliminar
  3. Seu blog é deveras interessante. Você aborda questões que não se encontram em nossos noticiários diários. Posso não ter conhecimentos técnicos sobre muitas das matérias tratadas, o que não dispensa minha curiosidade e atenção.

    ResponderEliminar
  4. aqui está um assunto que me interesso :)

    ResponderEliminar

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.