quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CIDADE ECOLÓGICA EM PORTUGAL

DEVERÁ "SURGIR" JÁ EM 2015 UMA ECO-CIDADE

A cidade ecológica vai chamar-se PlanIT Valley, e será construída nas cercanias de Paredes, no norte de Portugal. Ela deverá ser a primeira cidade ecológica a ficar pronta.

Com um diferencial absolutamente futurístico: a cidade terá não apenas um cérebro eletrónico, mas também seu próprio sistema nervoso, capaz de "sentir" e controlar tudo, do uso da água ao consumo de energia.

Os portugueses pretendem que PlanIT Valley esteja totalmente pronta em 2015, graças a técnicas de construção pré-fabricada otimizada com uma tecnologia de projeto aeroespacial.

A eco-cidade de Masdar, que está em construção nos Emirados Árabes, já começou a receber seus primeiros habitantes, mas só deverá estar concluída por volta de 2020.
Já a versão de eco-cidade da China, Dongtan, próxima a Xangai, ainda não saiu do papel, e o projeto está enfrentando sérias dificuldades políticas e de orçamento.

Como as outras eco-cidades, PlanIT Valley irá usar apenas energias renováveis, vai reciclar o lixo, tratar os esgotos e os telhados serão cobertos com plantas, que ajudarão a controlar a temperatura no interior dos edifícios e residências, absorver a água da chuva e assimilar poluentes.

Mas, a partir daí começam as diferenças. A cidade ecológica portuguesa terá uma rede de sensores, imitando um sistema nervoso, ligados a um computador central, que funcionará como um cérebro.
O projeto arquitetónico foi criado com os mesmos softwares utilizados no projeto de carros e aviões. Todos os prédios terão formato hexagonal, escolhido por permitir um melhor uso do espaço.

Sensores instalados em cada construção vão monitorar a ocupação - se tem alguém em casa -, a temperatura, a humidade e consumo de energia. Essas informações vão alimentar um computador central - o cérebro eletrónico da cidade - juntamente com dados sobre a geração de energia de painéis solares e turbinas eólicas, o consumo de água e o lixo produzido.

O cérebro da cidade poderá então usar essas informações para controlar cada aspecto da vida urbana. Por exemplo, se os sensores mostrarem que o nível da caixa d'água de um edifício está baixo demais, ele poderá retirar água de outro prédio que esteja com um reservatório além de suas necessidades.
E serão muitos dados - algo como 5 petabytes por dia. Para lidar com eventuais problemas no cérebro central, cada casa será equipada com um poder computacional suficiente para fazê-la funcionar de forma autónoma.
Haverá um cuidado especial com o re-úso da água. Apenas 3% da água consumida em uma cidade é usada para consumo. Assim, por exemplo, a água usada nas cozinhas será filtrada e utilizada nos banheiros.

Uma série de lagos no parque central da cidade usará plantas para filtrar a água, tornando-a adequada para uso em banheiros e em irrigação.
O lixo orgânico produzido na cidade será usado para gerar eletricidade. Um biodigestor anaeróbico usará enzimas para estimular micróbios a digerirem o lixo, produzindo compostos químicos que poderão ser fermentados e destilados em biocombustíveis.

Os pais que morarem em PlanIt Valley também terão uma ajudinha extra para cuidar dos filhos. Um aplicativo, chamado "Ache meu Filho" permitirá que os pais localizem instantaneamente seus filhos, na rua ou dentro de um shopping center.
  - Inovação Tecnológica -

1 comentário:

  1. Oi!!
    Fiquei imaginando, como ficará está cidade ecológica, na minha imaginação ficou impressionante!!Eu gostaria de ver...A evolução é uma coisa incrível...Ainda bem que o ser humano tem esta capacidade, mesmo que nem sempre a use...
    Se puderes visite o meu blog:
    vivian-floreselivros.blogspot.com

    ResponderEliminar

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.