domingo, 10 de outubro de 2010

OBRA DE GIOVANNI BOLDINI ENCONTRADA 70 DEPOIS


PINTURA QUE VALE MILHÕES FOI ENCONTRADA EM APARTAMENTO FECHADO Á 70 ANOS
GIOVANNI BOLDINI


Ao abrir um apartamento no centro de Paris, fechado e intocado há 70 anos, um leiloeiro francês já imaginava que encontraria alguns «tesouros», só não sabia que o sentido seria tão literal. Por baixo de uma espessa camada de pó, Olivier Choppin-Janvry encontrou um quadro desconhecido de Giovanni Boldini, um artista italiano do século XIX.
Segundo a agência «France Press», a pintura, que mostra uma mulher em vestido de noite, valerá agora mais de dois milhões de euros.
«Parecia que estava a entrar no castelo da Bela Adormecida», contou Olivier Choppin-Janvry à «AFP», recordando que o tempo parecia ter parado naquele apartamento parisiense. A dona do apartamento fechou a porta à chave e partiu para o sul de França antes da Segunda Guerra Mundial. Nunca mais regressou. Recentemente morreu, como 91 anos, altura em que a existência do apartamento foi descoberta no inventário.
Também foram descobertas cartas dirigidas a Marthe de Florian. A actriz francesa guardou as cartas dos pretendentes, entre elas, uma missiva assinada pelo pintor. Também essa correspondência foi guardada pela neta e encontrada no apartamento parisiense.
Investigadores encontraram também uma referência ao quadro num livro da viúva do artista, em que esta escreve que ele pintou o quadro em 1898, quando a musa tinha 24 anos.
O quadro foi depois a leilão, com um valor inicial 300 mil euros, mas ao ser disputada por dez compradores atingiu o preço recorde para este artista: 2,1 milhões de euros. 
 - TVi24 -

1 comentário:

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.