sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Última Fronteira da Terra - Lago Vostok

   Porque hoje é Sexta-Feira, 21 Janeiro de 2011, aqui está a 3ª publicação deste ano. O prometido é devido!

#######
ESTÃO PRESTES A SEREM REVELADOS OS MISTÉRIOS
LAGO VOSTOK - ANTÁRTICA

Se algum ambiente da Terra ainda pode ser considerado totalmente intocado, este é o caso do Lago Vostok.

Até hoje "visto" apenas por radar, o lago está escondido nas profundezas da Antártica, coberto por uma camada de 4 quilômetros de gelo.
Os cientistas acreditam que ele está assim, selado e isolado do restante do macroambiente terrestre, aí incluída a atmosfera, há pelo menos 14 milhões de anos.
O que pode haver lá ninguém sabe, mas as especulações incluem formas de vida únicas, que evoluíram de forma independente.
O facto é que, o que quer que viva no Lago Vostok, são organismos muito antigos - ou, quem sabe, formas de vida totalmente desconhecidas.

Mas esse suspense não vai durar por muito tempo.

O Secretariado do Tratado da Antártica, o organismo supranacional que cuida da preservação do continente, autorizou a primeira captura direta de uma amostra de água do Lago Vostok.
Os pesquisadores do instituto russo AARI (Arctic and Antarctic Research Institute) já estão a postos, e esperam que sua perfuratriz atinja o até agora insondável Lago Vostok ainda em Janeiro.
A grande preocupação do Secretariado era evitar qualquer contaminação das águas intocadas do lago.
A autorização foi dada depois que os russos idealizaram uma técnica de exploração bastante engenhosa, em que a pressão da água do próprio lago irá empurrar todo o aparato de perfuração para cima, congelando-se em seguida e selando novamente o Lago Vostok.

Embora o Lago Vostok seja bem conhecido a partir de dados sismológicos e de radar, essas informações não são precisas o suficiente para determinar exatamente a que profundidade está a fronteira entre o gelo e a superfície líquida do lago.

Os cientistas não conseguem prever com exatidão quando seu mecanismo automático entrará em ação e trará à superfície as amostras tão esperadas, uma verdadeira cápsula do tempo, isoladas da atmosfera e da biosfera terrestre por milhões de anos.

Naturalmente, será um excelente material natural para desenvolver tecnologias, resolver problemas de engenharia e conduzir experiências voltadas para a busca de vida em outros planetas do Sistema Solar.
 - iT- Inovação Tecnológica-

1 comentário:

  1. iNCRÍVEL MESMO! Deus realmente quer nos ajudar e ajudar o nosso decadente planeta. Com certeza são espécia muito desenvolvidas, aguardando o momento certo para vir habitar entre nós.

    ResponderEliminar

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.