domingo, 30 de janeiro de 2011

Oásis Artificial

Este artigo era para ser publicado no passado dia 28/Jan.
Por motivo alheio á minha vontade, só hoje aqui está!
Peço desculpa pelo atraso, mas... o prometido é devido!

OÁSIS ARTIFICIAL PODE SER INÍCIO de
"FLORESTA NO DESERTO"


Pesquisadores ingleses e noruegueses acreditam já dispor de toda a tecnologia necessária para que os oásis no deserto deixem de ser apenas miragens.

A Fundação Bellona, financiada pelo governo da Noruega, acaba de obter autorização do governo da Jordânia para construir o primeiro protótipo de um oásis high-tech.
"Floresta no deserto"

Sob o pretensioso nome de "Projeto Floresta no Saara", a fundação começará, em 2012, a construir seu primeiro oásis, em um terreno de 200.000 metros quadrados, em Aqaba, próximo ao Mar Vermelho.
Se o projeto-piloto for bem-sucedido, a ideia é converter áreas desérticas inteiras em verdadeiras "florestas", fundamentadas na alta tecnologia e no aproveitamento dos recursos naturais.
Joakim Hauge, coordenador do projeto, afirma que a ideia é tirar proveito da abundância que o mundo tem de luz do Sol, água do mar, dióxido de carbono e terras áridas.
"Esses recursos podem ser usados para a produção lucrativa e sustentável de comida, água e energia renovável, ao mesmo tempo combatendo o efeito estufa ligando o CO2 a novas vegetações em áreas áridas," diz ele.
Oásis artificial

O oásis artificial será formado por uma usina termossolar - que usa o calor do Sol para gerar energia, e não o efeito fotovoltaico das células solares - e de uma estufa "alimentada" por água salgada.
Esta estufa de água salgada, cujo funcionamento já foi atestado em projetos-piloto em pequena escala, será usada para cultivar vegetais para alimentação e algas para produzir combustíveis.
Inicialmente, o ar que entra na estufa é resfriado e umidificado pela água bombeada do Mar Vermelho, criando condições propícias para o crescimento das plantas.
O ar interior chega então ao segundo evaporador, onde circula entre canos contendo água salgada quente - aquecida pelo Sol. O ar quente e úmido resultante será dirigido para uma série de canos verticais contendo a água do mar que saiu do primeiro evaporador.

Esse encontro causará a condensação de água doce do ar, que escorrerá pelos canos até coletores instalados em sua base.
Para ler este artigo completo, com mais imagens, clica aqui.
A concepção do oásis artificial é um trabalho conjunto das empresas britânicas Max Fordham Consulting Engineers, Seawater Greenhouse e Exploration Architecture.

  - iT-Inovação Tecnológica -

3 comentários:

  1. Finalmente uma ´boa notícia em meio ao caos que estamos vivendo...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Felicito a divulgação desta "mais valia" que vai ser a salvação para os países onde falta um dos bens mais essenciais para a vida humana, a água!
    Lamento só agora se lembrarem, quando a tecnologia já está há tanto tempo apta para fazer este tipo de edifício. Outros interesses, usualmente, estão à frente do bem-estar da humanidade! Que o projeto avance e não fique só em "papel"!

    ResponderEliminar
  3. Gostei de saber.
    É o progresso a favor do mundo.
    Kandandu

    ResponderEliminar

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.