segunda-feira, 22 de abril de 2013

NASA Quer Capturar e Relocalizar Asteróide

 
A NASA vai dar início a um projecto cujo objectivo será capturar um asteróide no Espaço e enviá-lo para a órbita da Lua, onde permanecerá para ser visitado e estudado por astronautas e astrónomos. O robô será lançado em 2017.
A iniciativa partiu do Instituto Keck de Estudos Espaciais, entidade ligada ao Instituto de Calfórnia (Caltech), e foi adoptada pela agência espacial norte-americana e pelo Gabinete de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca.
Os investigadores vão escolher um pequeno asteróide que se encontre próximo da Terra, com 7 a 10 metros de comprimento. Depois de o capturarem irão arrastá-lo até à órbita da Lua. A partir de 2021, os astronautas poderão recolher amostras e estudar a rocha.
A NASA afirmou já que a realização deste projecto vai integrar “o melhor que se faz a nível de investigação científica, da tecnologia e as capacidades humanas de exploração”. A experiência representa uma“façanha tecnológica sem precedentes que dará lugar a novas descobertas e ajudará a proteger o nosso planeta”.
 
A captura e relocalização do asteróide pode servir, igualmente, de treino para uma eventual acção contra uma rocha espacial que se aproxime, com perigo, da Terra.
Os cientistas vão utilizar capacidades já existentes, como a cápsula tripulada Orion e o foguetão SLS (Space Launch System), e desenvolverão novas tecnologias como propulsão solar eléctrica e comunicações por laser.
  - in CiênciaHoje -

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.