domingo, 29 de abril de 2012

Cassini regista rastos brilhantes no anel F de Saturno


A nave Cassini revelou imagens de objectos com um quilómetro que atravessam o anel-F de Saturno como a fonte dos mini-jactos que emanam do anel.

O estreito anel-F de Saturno já é conhecido por albergar uma variedade de características dinâmicas, incluindo canais, ondulações e ‘bolas de neve’ que são criados pela influência gravitacional da lua vizinha, Prometeu.
Enquanto algumas bolas de neve se quebram, com grande probabilidade, pelas colisões e marés, as novas imagens revelam quinhentos casos separados em que pequenos fragmentos que sobrevivem atravessam o anel-F, arrastando partículas de gelo do anel.

Os objectos colidem com o anel a baixas velocidades, cerca de dois metros por Segundo, resultando em ‘mini-jactos’ que se estendem a 40 a 180 quilómetros de distância do anel. Em alguns casos, os impactos bola de neve ocorrem em grupos, criando padrões exóticos à medida que passam pelo anel.
 

2 comentários:

  1. Boa noite! Estou muito honrado em conhecer seu trabalho.
    .Achei facinante.
    Parabens!
    Sinval

    ResponderEliminar
  2. Muy buena información...me apasiona todo lo que tiene que ver con el universo...así como la nueva galaxia cuadrada descubierta hace poco...un gusto leerte Paulo...muy interesante tu blog...seguiré dusfrutándolo...
    Ah...me encanta la foto de entrada...el árbol prologándose con el hombre...
    Saludos cordiales

    ResponderEliminar

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.