sábado, 21 de maio de 2011

A REALIDADE DO TEMPO...
O TEMPO É REAL OU É UMA ILUSÃO?

Muitos físicos argumentam que o tempo é uma ilusão. Lee Smolin prefere discordar.
E se o tempo for mesmo algo real?
Se você não é um físico teórico, a pergunta colocada por Smolin pode soar como uma grande bobagem, como se alguém lhe perguntasse: "E se os seus sapatos e meias fossem reais?"
Afinal, você os usa todos os dias, assim, como não poderiam ser reais?
Dentro do mundo da física fundamental, porém, a noção de que o tempo possa ser real é praticamente radical.

A sensação do tempo.
Sim, como seres humanos, vivenciamos o tempo como uma coisa que flui; nós marcamos uma linha divisória entre o passado imutável e o futuro ainda a ser escrito; e nós acreditamos que vivemos em um momento especial que chamamos de presente, que está sendo constantemente atualizado.
Ainda de acordo com a sabedoria convencional - ou, pelo menos, de acordo com aquele tipo peculiar de sabedoria pouco convencional que governa a física quântica e a cosmologia - o tempo é uma ilusão que emerge de uma física mais profunda.
Nesse ponto de vista, o tempo é uma representação ficcional para o comportamento em larga escala de algo mais fundamental.
"É comum na filosofia e na ciência presumir que as coisas que são mais profundas e mais verdadeiras sobre o mundo estão fora do tempo," resume Smolin, físico teórico do Instituto Perimeter em, Ontário, no Canadá. "A questão fundamental é, o tempo é real ou é uma ilusão? Nós experimentamos a vida como uma sequência de momentos, mas é assim que o mundo realmente é?"
"Não há dúvida de que o tempo existe, nós o usamos todos os dias," acrescenta Sean Carroll, físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia. "Mas não temos certeza se o tempo é realmente fundamental, se é uma parte necessária de uma compreensão profunda da física, ou se é apenas uma aproximação útil."

A realidade do tempo.
Smolin prefere continuar defendendo a realidade do tempo.
Mas, para isso, ele deve superar um grande obstáculo: as teorias da relatividade especial e geral parecem implicar o oposto.
Na visão clássica de Newton, a física funciona obedecendo ao tique-taque de um relógio universal invisível.
Mas Einstein descartou esse relógio-mestre quando, em sua teoria da relatividade especial, ele argumentou que não há dois eventos verdadeiramente simultâneos a menos que entre eles haja uma relação de causalidade.
Se a simultaneidade - a noção do "agora" - é relativa, o relógio universal deve ser uma ficção, e o próprio tempo é uma aproximação para o movimento e a mudança dos objetos no universo. O tempo está literalmente descartado da equação.
Embora tenha passado grande parte de sua carreira explorando as facetas de um Universo atemporal, Smolin se convenceu de que isto está "profundamente errado", diz ele. Ele agora acredita que o tempo é mais do que apenas uma aproximação útil, que ele é tão real quanto a fome que sentimos nos diz que é, mais real, na verdade, do que o próprio espaço.

A noção de um "tempo real e global" é a hipótese de partida para os novos trabalhos de Smolin, que ele vai realizar este ano com a ajuda de dois estudantes de pós-graduação, financiado pelo Instituto FQXi, uma entidade sem fins lucrativos cuja proposta é discutir as questões fundamentais da física e do Universo.
Smolin espera que este estudo possa permitir-lhe superar um dos maiores problemas não resolvidos da física e da cosmologia - unir as leis da física quântica com as leis da relatividade geral.
Smolin espera que o levar o tempo a sério vai ajudar a desvendar o que aconteceu no cosmo primordial.

Até agora, é difícil distinguir as leis da natureza atuais das condições iniciais do universo - Em comparação, é fácil distinguir entre dois experimentos no laboratório porque estes testes podem ser repetidos com diferentes condições de partida. Os cosmólogos, entretanto, não podem reinicializar o universo.
Smolin tem consciência de que suas teorias devem ser mais do que filosoficamente agradáveis para que possam ser consideradas científicas.
"Embora eles não resolvam a questão de saber se o tempo é real," diz Smolin, "esses experimentos limitam as opções para teorizações sobre a natureza do tempo."
- Por Kate Becker - FQXi -

7 comentários:

  1. Paulo
    as coisa não acontecem por acaso
    acontecem quando é preciso espero que esta inspiração te inspire mesmo.
    gostei do teu tempo que também é tempo de ser tempo.
    Kandadus e um beijinho forte com o sabor da nossa Angola.

    ResponderEliminar
  2. Paulo
    fiquei feliz com as suas palavras lindas e que me mimaram
    Eu ocupo as minhas oras vagas com poesia e pintura adoro pintar. hoje estou particularmente feliz pois vou fazer uma exposição( só África) a Braga.., Estive com as telas quase um mês na casa de Angola em Lisboa foi pena não ter aparecido foram momentos bonitos e à noite foi servida uma boa Moamba.

    O rato é lindo não é?é mesmo Esperança....

    uum beijo

    ResponderEliminar
  3. Paulamigo

    Como vais meu? Eu mesmo tem de te dizer que tou cuma farta de tempo que nem olha só.

    Esse tempo é futito, tam makas que chega, e os relógio um patrício não pode confiar neles; as pilas são meide em Chaina...

    Bom, acabo com as brincadeiras. Aparece lá pela Travessa. Um destes dias conto oferecer mais uns livritos. Gostaria de dar uns quantos «Morte na Picada».

    Mas, o editor faliu, desapareceu, não me pagou e nem sequer me deixou uns (bastantes) exemplares por conta. E o livreco esgotou em muitas livrarias, a começar pela... fnac

    Kandandos

    Abç

    ResponderEliminar
  4. E o vento existe? É real?

    É como o tempo...Sente-se:)


    Muito boa a tua reflexão. Pertinente e inteligente:)

    ResponderEliminar
  5. Paulo
    Eu não sou fisica... a minha opinião quanto ao tempo é mero exercicio de senso comum!!! A "verdade" é que eu sinto o tempo... logo aproximo-me mais do trabalho de Smolin!
    Sinto-o a correr ao meu lado todos os dias da minha vida...e a ultrapassar-me em muitos momentos que depois não sei dizer o que aconteceu...tudo num infímo de segundo!!!
    Digo-lhe sinceramente, que ultimamente sinto o tempo correr como nunca... aí está a relatividade!!! talvez porque, o que tenho de fazer, não seja possível no tempo de que disponho!!!
    Muito interessante este apanhado de trabalhos cientificos...aprende-se sempre muito.
    Abraço e um bom domingo.

    ResponderEliminar
  6. Paulo
    deixei ficar aqui um comentário um dia destes... não me diga que desapareceu com estas intempéries do blogger???
    Confirme sff.
    Abraço

    ResponderEliminar

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.