quinta-feira, 3 de março de 2011

Irena Sendler Morreu.

ESTE BLOG ESTÁ DE LUTO!


MORREU IRENA SENDLER !
DEPOIS DE MINHA MÃE, FOI A MINHA ORIENTADORA SOCIAL...!

Irena Sendler - 1910/2011

  Sendler organizou a saída de cerca de 2500 crianças do Gueto de Varsóvia durante a violenta ocupação alemã, na Segunda Guerra Mundial. Ela - que trabalhava como assistente social - e a sua equipa de 20 colaboradores salvaram as crianças entre Outubro de 1940 e Abril de 1943, quando os nazis deitaram fogo ao Gueto, matando os seus ocupantes ou mandando-os para os campos de concentração.

  Durante dois anos e meio, Irena Sendler conseguiu ludibriar os nazis e fazer sair do Gueto adolescentes, crianças e bebés - muitos deles disfarçados sob a forma de pacotes - e enviá-los para o seio de famílias católicas, para orfanatos, conventos ou fábricas.
Nascida a 15 de Fevereiro de 1910, a figura de Irena Sendler permaneceu relativamente desconhecida na Polónia, à imagem de Oskar Schindler, que morreu na pobreza, mas que viria a ser imortalizado no cinema pelo realizador Steven Spielberg na película "A Lista de Schindler".


  Só em Março de 2007 a polaca foi homenageada de forma solene no seu país, tendo o seu nome sido proposto para o Prémio Nobel da Paz. Em 1965, porém, o memorial israelita Yad Vashem tinha já atribuído a Sendler o título de "Justo Entre as Nações", reservado aos não-judeus que salvaram judeus.


  Morreu mas não desaparecerá, a Humanidade fica obrigada a recordá-la perpétuamente! Pessoas como Irena não podem ser esquecidas! Há gestos e actitudes que o Homem deve copiar, copiar sem nunca se cansar!
Esta Mulher é um exemplo para o ser Humano!!!
Salvé a sua alma!