sábado, 11 de setembro de 2010

Galáxia NGC 300 Situa-se a 600 Milhões de Anos Luz

GALÁXIA QUE ABRIGA O MAIOR BURACO NEGRO
*NGC 300*

O ESO (Observatório Europeu do Sul) divulgou uma nova imagem da NGC 300, uma galáxia espiral semelhante à Via Láctea, situada no Grupo de Galáxias do Escultor.

A imagem, resultado de uma exposição total de 50 horas, revela a estrutura da galáxia em grande detalhe. A NGC 300 situa-se a cerca de seis milhões de anos-luz de distância e parece ter cerca de dois terços do tamanho da Lua Cheia no céu.
Esta imagem, obtida com o instrumento Wide Field Imager (WFI), no Observatório de La Silla, no Chile, é uma composição de várias imagens obtidas com um vasto conjunto de diferentes filtros, num total de tempo de exposição de 50 horas.

Vista pela primeira vez da Austrália, pelo astrônomo escocês James Dunlop no início do século XIX, a NGC 300 é uma das galáxias espirais mais próximas e mais destacadas do céu do hemisfério Sul, sendo suficientemente brilhante para ser observada com binóculos.

A NGC 300 abriga também muitos fenômenos astronômicos interessantes, que têm sido estudados com os telescópios do ESO. Os astrônomos do ESO descobriram recentemente nesta galáxia o buraco negro estelar mais distante e de maior massa encontrado até hoje, num sistema binário tendo como companheira uma estrela Wolf-Rayet quente e brilhante - veja Caçadores de buracos negros batem novo recorde de distância.

A NGC 300 e uma outra galáxia, a NGC 55, encontram-se em rotação lenta na direção e em torno uma da outra, na primeira fase do longo processo de uma fusão galáctica.
  - ESO -

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.