quarta-feira, 4 de agosto de 2010

"TSUNAMI SOLAR" GRANDES EXPLOSÕES NO SOL PROVOCAM ESPECTÁCULO NO CÉU

Uma erupção solar chamada "Tsunami Solar", carregada de particulas, varreu a Terra, principalmente no hemisfério norte, no Minnesota, Wiscousin nos Estados Unidos, Noruega na Europa do Norte e outros locais da mesma latitude setentrional surgiram vários clarões de diferentes cores, as chamadas "Auroras".
Na noite de 1 para 2 de Agosto, satélites que orbitam a Terra descobriram que na face do Sol virada para o nosso planeta, surgiram uma série de chamas solares chamadas C-class, condução ejeções de massas corais (CMEs) em direção à terra.
Como um CME foi de encontro á atmosfera e ao campo magnético da terra na noite de terça-feira, a explosão provocou uma tempestade geomagnetica que durou quase 12 horas — o tempo suficiente para as auroras se espalharem por todo o caminho da Europa e América do Norte, de acordo com a spaceweather.com.
As auroras, também conhecidas como luzes do Norte, reluziam transformando o céu em roxo, verde, azul e laranja.
Os cientistas esperam para hoje(quarta-feira) um espectáculo ainda maior porque já é conhecida a rota em toda a viagem de 93 milhões-milha do sol até á terra.
 - spaceweather.com -

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.