quarta-feira, 18 de agosto de 2010

NASA e AEE Preparam Mega Experiência No Espaço

EINSTEIN  FICARIA  FELIZ  COM  ESTA  EXPERIÊNCIA  ESPACIAL

Nasa e Agência Espacial Europeia preparam megaexperiência no espaço, o objectivo é comprovar a existência de ondas gravitacionais, a única parte da Teoria da Relatividade do físico alemão Einstein ainda não cientificamente demonstrada.

A única parte da Teoria da Relatividade Geral que ainda não havia sido comprovada pela ciência pode vir a ser totalmente esclarecida por meio de uma parceria entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Americana (Nasa). Está previsto para 2020 o lançamento para a órbita solar de um satélite da Antena Espacial de Interferômetros a Laser (Lisa), uma experiência  gigantesca que visa estudar e principalmente comprovar a existência das ondas gravitacionais, fenômenos descritos pelo físico Albert Einstein em 1915. De acordo com especialistas no assunto, as ondas gravitacionais consistem em vibrações na curvatura do espaço/tempo (como se fossem uma só unidade) que tiveram origem a partir da colisão de grandes estrelas e formações de buracos negros.

O grande objetivo do Lisa, portanto, é medir oscilações subtis no espaço causadas por ondas gravitacionais fracas. De acordo com o projécto, a experiência consistirá em três satélites que orbitarão o Sol, conectados por feixes de laser, formando um grande triângulo espacial.
Segundo o cientista da ESA Fabio Favata, o custo médio do projecto está estimado em 650 milhões de euros. Os três satélites que fazem parte do Lisa devem ficar separados uns dos outros por 5 milhões de quilómetros e trilharão atrás da Terra a uma distância de 50 milhões de quilómetros, o equivalente a 20 graus. "Os satélites levarão consigo dois cubos flutuantes de ouro platinado, totalmente protegidos do ambiente externo, principalmente da luz e de partículas cósmicas. Assim, as ondas gravitacionais devem modificar a distância entre esses cubos de ouro em cinco centésimos de angström, medida comumente utilizada para lidar com grandezas da ordem do átomo. A movimentação desses cubos demonstrará a existência das ondas", explica o cientista da ESA.
 - NASA-News -

2 comentários:

  1. OLÁ PAULO !

    Muito obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.Permita-me a correcção - "será servido um licor mágico".
    Quanto a receitas de licores caseiros talvez possamos trocar,porque também tenho uma de licor de tangerina muito apreciado na familia e amigos,deixada pela minha mãe.
    As minhas filhas adoram licores e se eu fizesse umas garrafinhas para lhes dar acho que subia ao Podium.

    Já tinha vindo dar uma espreitada no seu blog e tinha achado interessante.
    Muito bonito o post sobre a sua Mãe e posso dizer-lhe que à medida que o tempo passa,maiores vão sendo as saudades.Coisas da VIDA.

    Vou ser sua seguidora também.
    HELENA

    ResponderEliminar
  2. OLÁ PAULO !

    Sim,todos os trabalhos são feitos por mim,alguns foram vendidos outros foram de presentes.
    Desde pequena que demonstrei muito jeito para trabalhos manuais,principalmente fazer coisas para crianças,que é o que eu mais gosto.
    Quando estava a trabalhar,vendia com facilidade tudo aquilo que fazia.Agora que estou aposentada e,lógicamente,teria mais tempo para me dedicar aos meus trabalhos,que tanto gosto,não tenho meios de escoar os mesmos e, assim, desanimo...
    De maneira que...não há trabalho feito não há venda...e é um ciclo vicioso.
    Quase só faço coisas para oferecer.

    No entanto podem fazer encomendas que eu até agradeço.

    HELENA

    ResponderEliminar

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.