domingo, 22 de agosto de 2010

Escarpas Na Superfície Da Lua Detectadas Pela Nasa

LUA ENCOLHEU 100m HÁ CERCA DE 800 MILHÕES DE ANOS

Novas imagens da Lua obtidas pela Nasa (agência espacial americana) revelaram a presença de "rachas" espalhadas por sua superfície. A distribuição geográfica e as propriedades físicas dessas falhas geológicas sugerem que o astro encolheu cem metros há cerca de 800 milhões de anos, evento recente em relação a sua origem, por volta de 4,5 bilhões de anos atrás..

Algumas dessas "rachas" - escarpas íngremes criadas quando uma porção da casca lunar empurra outra, causando sua elevação - já haviam sido identificadas na década de 1970 por câmeras das missões Apollo 15, 16 e 17.

Mas como essas câmeras possuíam baixa definição e mapearam apenas a região equatorial da Lua (20% do total), não era possível dizer se havia mais dessas escarpas e nem se elas estavam distribuídas por toda a superfície.
A análise das novas imagens, obtidas pela LRO ("Sonda Orbital de Reconhecimento Lunar") da Nasa, revelou 14 novas escarpas, tanto na face visível quanto na face oculta da Lua, variando entre 3 e 12 quilômetros de comprimento.
A descoberta das escarpas lunares foi possível não só pela maior definição das câmeras da LRO (de 0,5 a 2 metros por píxel), mas também pela sua maior amplitude de campo (capaz de mapear toda a superfície lunar).

"O fato de as falhas cruzarem crateras indica que as crateras já estavam lá antes das falhas. E o fato de serem íngremes mostra que as falhas ainda não tiveram tempo para se desgastarem e se tornarem menos inclinadas." Em suma, as escarpas encontradas na Lua são estruturas geológicas jovens.
 - Nasa News -

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.