quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Descobertos Até Sete(7) Planetas Em Redor de Estrela a 127 Anos-Luz

DESCOBERTO O SISTEMA SOLAR MAIS PARECIDO COM O NOSSO

Uma equipa europeia de astrónomos, com a participação do docente do Departamento de Física da UA, Alexandre Correia, e de Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, descobriu o sistema planetário conhecido mais semelhante ao nosso, em redor da estrela HD 10180, localizada a 127 anos-luz, na constelação do Hydrus (hemisfério sul). As conclusões foram ontem, 24 de Agosto, apresentadas numa conferência, que decorre no OHP (Observatoire de Haute-Provence), em França.

Este resultado é o culminar de seis anos de observações da estrela, usando o espectrógrafo HARPS, instalado no telescópio de 3,6 metros do observatório do ESO (European Southern Observatory) de La Silla, no Chile.
Os dados recolhidos permitiram concluir que a estrela HD10180 possui cinco planetas semelhantes a Neptuno, com massas compreendidas entre 13 e 25 vezes a massa da Terra e orbitando a estrela com períodos entre seis e 600 dias.

Foi ainda encontrada evidência para a presença de mais dois planetas. O primeiro é semelhante a Saturno, tem uma massa 65 vezes a massa da Terra e período de 2200 dias. O outro será o planeta com menor massa descoberto até hoje, com apenas 1,4 vezes a massa da Terra e orbitando a estrela HD 10180 em apenas 28,3 horas.
Outro resultado interessante foi a verificação que a distribuição destes planetas obedece a uma lei semelhante à que encontramos no nosso sistema solar, a lei de Titius-Bode: cada um dos planetas exterior encontra-se aproximadamente ao dobro da distância do planeta anterior.
  - un online -

2 comentários:

  1. Ola Paulo!

    Primeiro quero agradecer pela honra de te-lo seguindo o meu cantinho e dizer que vc é mt bem vindo lá!

    Quanto ao texto,gostei de saber sobre a descorberta!
    Dei uma lida em outros posts e aos poucos vou lendo tudo!
    ja estou lhe seguindo,vou linka-lo e voltarei sempre que der!
    Aguardo suas visitas!

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. Ola fuxicando pela net achei seu Blog..
    achei muitooo interessante adorei o poema realmente lindo...

    volto sempre e te espero no meu cantinho também... bjtus te mais ^^)

    ResponderEliminar

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.