domingo, 11 de julho de 2010

Um grupo de investigadores da Virginia conseguiu fazer o impossível. Para os cegos é tão importante como o homem chegar à Lua

JÁ HÁ UM CARRO QUE PODE SER CONDUZIDO POR CEGOS

   Pode um cego guiar um carro? Há investigadores a tentar fazer desse desejo uma realidade acessível a todos.

   A realidade pode estar próxima. A Federação Nacional de Cegos americana e a Universidade da Virginia construíram um protótipo equipado com tecnologia que permite a um cego conduzir um veículo sem ajuda de terceiros, segundo noticia a Associated Press.
   O sistema «usa sensores que permitem a um cego conduzir um carro com base na informação transmitida à sua volta: alarmes que avisam que um carro ou objecto está próximo, ou em frente, tudo o que rodeia o veículo».
   Para os cegos, esta é uma conquista tão grande como o homem chegar à Lua.
   «Estamos a explorar zonas que antes foram consideradas como impossíveis de explorar», disse Marc Maurer, presidente da Federação de Cegos. «Houve pessoas que achavam que éramos malucos por querer angariar dinheiro para algo que não podia ser feito». Afinal pode. É uma aventura com dez anos que Marc viu finalmente concretizada quando, esta sexta-feira, apresentou o modelo.
   O sistema vai ser colocado à prova em Janeiro, vai ser instalado num modelo desportivo da FORD e testado na famosa corrida de Daytona, na Florida.
 - TVi - Online -
: