sexta-feira, 9 de julho de 2010

CONTAS MAL FEITAS SOBRE O TAMANHO DO PROTÃO

AFINAL... ESTAVAM TODOS ENGANADOS...!!!

Anos atrás confirmou-se o tamanho do protão. No entanto um grupo dedicado, decidiu investigar a sua veracidade, chegando a conclusão que a contas estavam mal feitas por margem de erro de 5%.
Neste estudo, concluiu-se que o raio do protão é ligeiramente 0,00000000000003 milímetros menor do que se pensava ter.
Todos os núcleos atómicos, parte deles, são formados por protões (carga positiva) essencialmente.Juntamente com os neutrões , este formam o átomo de todo o universo.

Apesar de estarmos rodeados de protões, este, continua a ser um mistério por resolver ainda, “Sabemos pouco da sua estrutura interna”, apenas sabemos que são formados por quantidades mais pequenas ainda, chamadas Quarks.
Apesar de 5% parecer muito pouco, esta experiência fez com quem os cientistas ignorassem experiências já feitas anteriormente entre 2003 e 2007.

Com a "crise" somos obrigados a  apertar tanto, tanto que...
PORTUGAL ENCOLHE O PROTÃO...!!!

Descoberta muita recente , é que o tamanho do protão que se pensara ter, é falso. Uma equipa de portugueses coordenada por Joaquim Santos, associados com mais outros 32 países membros, fizeram a descoberta que o protão é 5% menor do que se pensava.


“Menos 5% parece pouco, mas é uma enormidade” afirma Joaquim Santos.
“Será qualquer coisa como encarar um átomo como um estádio de futebol, e o protão como o círculo a meio do campo. O raio que era 100% agora é 95%”.

Este acontecimento revoluciona várias experiências já feitas anos atrás, e deu lugar a capa da revista de ciência “NATURE”.
Joaquim Santos e a sua equipa de investigação, passaram 12 anos a tentar desenvolver e melhorar a técnica de medição com maior precisão do raio do protão. Protão é a parte central (núcleo) de um átomo, juntamente com neutrões.
 - IP - OnLine -
:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.