sexta-feira, 14 de maio de 2010

★ €750 Mil Milhões Para Salvar Moeda Única

O plano de apoio à Zona Euro aprovado na madrugada de segunda-feira, dia 10, pelos ministros das Finanças da União Europeia poderá atingir €750 mil milhões com a participação do Fundo Monetário Internacional.


O pacote anunciado pela presidência espanhola da UE e Comissão Europeia incluirá 60 mil milhões de euros em empréstimos a suportar pela União Europeia (UE), e 440 mil milhões em empréstimos ou garantias dos países da Zona Euro, num total de 500 mil milhões de euros.

A estes fundos, juntar-se-á o contributo do Fundo Monetário Internacional (FMI), que poderá atingir metade do valor disponibilizado pelos Estados membros da Zona Euro, disse a ministra das Finanças espanhola, Elena Salgado, que se referiu a 250 mil milhões de euros, depois de ter falado em 220 mil milhões de euros.
Somando os três montantes, o pacote aprovado pelos ministros das Finanças da UE poderá assim atingir os 750 mil milhões de euros.
O Banco Central Europeu (BCE) também tomou medidas "bastante significativas", disse o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Olli Rehn, deixando entender que este irá também emprestar dinheiro aos Estados que o necessitem, adquirindo os seus empréstimos obrigatórios negociados nos mercados.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção:
Sê razoável, não ofendas, escreve legível, este blog também é teu.
Obrigado.